O que você não pode esquecer para JMJ.


 

Faltando um pouco mais de um mês para o evento mais esperado pela juventude católica neste ano de 2013, a JMJ, é hora de começar a preparar o que será levado na mala.  Não se esqueça que antes de preparar as malas é fundamental que você atualize a sua carteira de vacinação.
       Pensando na logística de transportes e alojamentos, aqui vão algumas dicas que podem ajudar na hora de se preparar para viagem. Já foi divulgado pelo site oficial que os ônibus com peregrinos não poderão entrar na cidade do Rio de Janeiro, então a primeira dica é: evite levar malas de rodinhas. Será muito mais prático se levar um mochilão, afinal, nossa ida ao Rio de Janeiro é como peregrino, nada de luxo. Não se esqueça do bom e velho cadeado, uma vez que as malas ficarão o tempo todo nos alojamentos.
      A bíblia e o terço são  fundamentais para qualquer católico, eles são os primeiros a irem para a mala. É comum nas Jornadas Mundiais da Juventude a troca de mimos entre os peregrinos estrangeiros. Leve bandeiras do Brasil, do seu estado, havaianas, chaveiros, pulseiras, camisetas e tudo que lembre o seu país. Se você for ficar hospedado em casa de alguma família, também leve algum lembrancinha.
      O saco de dormir será seu companheiro durante esta semana no Rio de Janeiro. Ele é prático, leve e pode ser levado para qualquer lugar. Você poderá transportá-lo para o alojamento e depois para Vigília. Além dele, é bom estar com uma mantinha leve, caso faça muito frio.
      No caso das roupas, leve apenas o necessário, pois pode ser melhor lavar ou comprar o que faltou, do que andar com malas pesadas. Uma sugestão de roupas para uma semana é: 5 camisetas, 7 peças íntimas, 1 camisa mais nova, 5 pares de meia, 1 agasalho,  2 calças jeans e 2 bermudas. Meninas, não levem roupas muito curtas. Estamos indo para um encontro com Cristo.
      Não esqueça que o tempo é instável, pode fazer frio e chover, por isso leve uma capa de chuva. Grupos grandes, com muitos peregrinos, utilizem um mega-fone. Acreditem, ele fará toda diferença na hora de embarcar no metrô.
      Vamos para os acessórios essenciais para esta semana no Rio de Janeiro: boné, lenço de proteção contra o Sol, tênis velho (que seu pé já esteja acostumado), pijama, chinelo, óculos escuros, guarda-chuva, protetor solar.
     Para a higiene pessoal é bom lembrar que a maioria dos peregrinos vão ficar em alojamentos de escolas e ginásios. Então procure levar vidros de shampoo e condicionador pequenos, será bem mais prático. Além disso, roupa de banho também facilita na hora do banho quando o assunto é banheiro coletivo.
       Esteja sempre à mão remédios para dores musculares, analgésicos, enjoo e estômago.
     Para encerrar a nossa lista, é muito importante ter em mãos os documentos originais. Para os menores de idade, que não estarão com os pais, a autorização registrada em cartório é obrigatória.  Além disso, faça um xérox dos seus documentos em um papel sulfite junto com os telefones úteis da sua família e amigos que estarão juntos com você. Caso você seja furtado ou roubado, você ainda terá os documentos e telefones guardados na mala. Não esqueça de toalha de banho, um saco para guardar roupa sujas, celular e carregador, máquina fotográfica e dinheiro distribuído em vários locais.
       Ahh, e caso você queira ver o Papa Francisco bem de perto, leve um binóculo. Ele será extremamente útil na Vigília.
Os seminaristas estarão rezando por todos aqueles que irem para JMJ e também por todos os que acompanharem pelos meios de comunicação! 
Boa viagem!
Fonte: Setor Juventude. 

Postar um comentário